27 de nov. de 2015

VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão

Nos dias 24 a 26 de novembro de 2015, integrantes do Grupo PET- Produção e Política Cultural participaram do VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE que este ano ocorreu na cidade de Alegrete. O evento é realizado pela Universidade Federal do Pampa anualmente e neste espaço do evento é onde se tem a oportunidade de todos os campis estarem reunidos e terem a possibilidade de integração. Nesta edição do evento o grupo PET- Produção e Política Cultural participou e apresentou o projeto “CINEPET: PERCEBENDO O CINEMA COMO LAZER NA UNIVERSIDADE na modalidade pôster. Assim como outros integrantes do PET e graduandos da Unipampa- Jaguarão também participaram do evento e apresentaram trabalhos. Através da participação neste evento e em outros, percebemos que é sempre importante para termos o olhar do outro sobre o projeto, assim tendo a oportunidade de ver questões antes não percebidas, dessa forma podendo refletir e mudar alguns pontos e acrescentar outros.



24 de nov. de 2015

Relatório referente a participação no VII SIEPE- 2015

Nos dias 24 a 26 de novembro integrantes do Grupo PET- PPC foram participar do VII SIEPE que este ano ocorreu na cidade de Alegrete. O evento é realizado pela Universidade Federal do Pampa anualmente. Neste evento alunos de todos os 10 campus da Unipampa participam, acredito que este momento deveria compreender todos as áreas, mas não é isso que acontece, percebemos isso nas atividades propostas pela organização do SIEPE.  No primeiro dia na parte da manhã, incluía o credenciamento e a cerimônia de abertura com a seguinte palestra: Modelos alternativos ao uso de animais em pesquisa: foco nas vantagens do Caenorhabditis elegans para avaliação de novas drogas”.  Visto que esta palestra tem um tema bastante restrito e contempla apenas uma pequena parcela dos alunos da  universidade.
Acredito que existem muitos temas a serem abordados que contemplassem a maioria dos graduandos, como buscar alternativas para que haja mais integração entre os campus, no caso de São Borja que tem o curso de Relações Públicas com ênfase em Produção Cultural e o curso de Produção e Política Cultural, para que pudesse haver uma troca. E neste espaço do SIEPE, onde se tem a oportunidade de todos os 10 campus estarem reunidos e haver essa integração, isso não é explorado.  Após a palestra de abertura não tinha nenhuma atividade até o final da tarde, onde ocorreu a palestra “Participação das Mulheres na Ciência”, estava na programação, mas não foi devidamente anunciada para o público que ali se encontrava. Pois haviam espalhadas pelo campus várias caixas de som, mas que em vez de anunciar as atividades que estavam ocorrendo, como palestras, atividades culturais, eram somente utilizadas para transmitir músicas em som alto e compasso de “festa”. E que nos momentos de apresentações de trabalhos, acabava atrapalhando a apresentação dos colegas.
Da mesma forma os trabalhos eram prejudicados, pelo fato de o avaliador selecionado para compor a banca quase sempre não estar relacionado com a área da pesquisa, exemplo disso o avaliador das exatas analisar um trabalho de humanas, qual o olhar que um pesquisador que trabalha com números e estatísticas avaliar uma pesquisa na qual o foco é o humano e social isso é uma questão frequente, apontada por diversos participantes. Além disso, os trabalhos são avaliados e premiados, mas ninguém sabe quais são os critérios para isto, quais os parâmetros que são utilizados para a premiação, já que as pessoas selecionadas para qualificar estes projetos não estão relacionadas com área de pesquisa que avaliou.
Em relação a participação com a  apresentação de trabalhos o grupo PET- Produção e Política Cultural apresentou o projeto “CINEPET: PERCEBENDO O CINEMA COMO LAZER NA UNIVERSIDADE na modalidade pôster. Através da participação neste evento e em outros, percebemos que é sempre importante, para termos o olhar do outro sobre o projeto, assim tendo a oportunidade de ver questões antes não percebidas, dessa forma podendo refletir e mudar alguns pontos e acrescentar outros.