4 de mai. de 2014

XVII SulPET 2014 - UDESC Joinville


Durante os dia 1 e 3 de maio de 2014, o PET-PPC esteve presente no XVII SulPET, através do bolsista Leandro Vieira. O evento aconteceu na UDESC- Universidade Estadual de Santa Catarina, campus Joinville-SC com a presença de autoridades representando o Ministério da Educação, CENAPET - Comissão Executiva Nacional do PET, representante regional e diversos grupos PET da região Sul. Durante os 3 dias de evento foram discutidos pontos envolvendo a política institucional do programa de educação tutorial e das áreas abrangidas pelo programa: Ensino, Pesquisa e Extensão.
O Programa de Educação Tutorial se encontra atualmente com 853 grupos de diversas regiões e tendo em vista as peculiaridades de cada grupo e região e também pelo fato de ter tido grandes desenvolvimentos no sistema educacional do nosso país o manual que direciona as atividades do PET se encontra desatualizado, pois sua ultima reestruturação foi em 2006. O Manual de Normas Básica, conhecido entre os petianos como MOB, dá norte a toda à parte de gestão do programa e outros rumos a ser seguidos pelos grupos. No Sulpet está pauta foi bastante discutida e foram feitas propostas de alterações, que serão levadas juntamente com diversas outras demandas dos grupos PET da região sul para o ENAPET – Encontro Nacional do Programa de Educação Tutorial 2014.
Ponto forte também das discussões no evento foi as definições a respeito da indissociabilidade do tripé educacional: Ensino, Pesquisa e Extensão. Estas três áreas são necessárias na execução dos grupos PET e a discussão girou em torno da definição dada a estas pelos grupos PETs e pelas instituições de ensino.
Para além a ida ao XVII SulPET propiciou grande valor cultual, pois o dissente em questão esteve em contato com diversos equipamentos culturais e pessoas de diversas áreas acadêmicas podendo enriquecer sua bagagem cultural e social.

Foto 1: Mesa de abertura.
Foto 2: GTs de trabalho. Créditos Org. do Evento.
Foto 3: Assembleia Geral.

Nenhum comentário: