29 de mai. de 2014

I SEMANA ACADÊMICA DE PPC


Durante os dias 27 a 30 de Maio de 2014 realizou-se na Unipampa Campus Jaguarão a 1° semana acadêmica do curso de Produção e Politica Cultural, organizado pelos alunos do 5° semestre e com apoio do grupo PET Produção e Politica Cultural, durante o evento foram discutidos vários aspectos na formação do produtor cultural. O publico presente formou-se por alunos do curso de produção cultural e de outros cursos do campus e membros da sociedade civil.
A abertura do evento contou com uma palestra do professor Me. Gabriel Medeiros Chati, do curso de Produção e Politica Cultural, houve ainda no primeiro dia uma oficina de fotografia digital ministrada pelo fotografo Henrique Davila, e como abertura do evento uma apresentação de dança dos alunos Louise Pereira e Daniel Andrade, ambos do curso de Produção e Politica Cultural, representando também o piquete Raízes da Fronteira.
No segundo dia tivemos a palestra com  Mauro Ricardo Lemos, Produtor Cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UNIPAMPA, após houve também uma mesa de debate com as empresas Jr: Up Grade Consultoria Jr - Unipampa Campus Santana do Livramento, e Da Terra Consultoria Jr - Unipampa Campus Dom Pedrito, após a mesa houve abertura da exposição de artes feitas por alunos da Unipampa.
No terceiro dia contamos com Lidy Araújo apresentando a palestra sobre "Produção de conteúdo para eventos”, e no mesmo dia o fotógrafo Fernando Conrado apresentando seu trabalho e focando no empreendedorismo na área cultural. O dia terminou com a palestra ministrada pelo Henrique Freitas de Lima: Diretor, Roteirista e Produtor de Cinema e Televisão.
No ultimo dia do evento tivemos a apresentação do filme "A Linha Imaginária" e debate com os produtores Rafael Andreazza e Cintia Langie. O encerramento ficou com uma performance artística do aluno de Produção e Politica Cultural do 1º semestre Ramon Rodney.

7 de mai. de 2014

Saída a Campo - São Miguel das Missões e Santo Ângelo

Entre os dias 04 e 06 de abril o grupo PET-PPC foi a campo, conhecendo São Miguel das Missões e Santo Ângelo, cidades missioneiras que muito representam para a história de nosso país. A viagem proporcionou ao grupo um contato direto com o patrimônio local e seu acervo: as ruínas e os trabalhos em madeira feitos pelos guaranis durante o período dos jesuítas (em São Miguel) e uma visita à Catedral Angelopolitana, e ao museu municipal Dr. José Olavo Machado, também em Santo Ângelo, com diversas peças do período colonial (armas, ferramentas, vasilhames, etc.) experiência que nos permitiu uma compreensão mais vívida no que diz respeito à preservação desse passado e sua memória social e histórica, tanto material como imaterial.



4 de mai. de 2014

XVII SulPET 2014 - UDESC Joinville


Durante os dia 1 e 3 de maio de 2014, o PET-PPC esteve presente no XVII SulPET, através do bolsista Leandro Vieira. O evento aconteceu na UDESC- Universidade Estadual de Santa Catarina, campus Joinville-SC com a presença de autoridades representando o Ministério da Educação, CENAPET - Comissão Executiva Nacional do PET, representante regional e diversos grupos PET da região Sul. Durante os 3 dias de evento foram discutidos pontos envolvendo a política institucional do programa de educação tutorial e das áreas abrangidas pelo programa: Ensino, Pesquisa e Extensão.
O Programa de Educação Tutorial se encontra atualmente com 853 grupos de diversas regiões e tendo em vista as peculiaridades de cada grupo e região e também pelo fato de ter tido grandes desenvolvimentos no sistema educacional do nosso país o manual que direciona as atividades do PET se encontra desatualizado, pois sua ultima reestruturação foi em 2006. O Manual de Normas Básica, conhecido entre os petianos como MOB, dá norte a toda à parte de gestão do programa e outros rumos a ser seguidos pelos grupos. No Sulpet está pauta foi bastante discutida e foram feitas propostas de alterações, que serão levadas juntamente com diversas outras demandas dos grupos PET da região sul para o ENAPET – Encontro Nacional do Programa de Educação Tutorial 2014.
Ponto forte também das discussões no evento foi as definições a respeito da indissociabilidade do tripé educacional: Ensino, Pesquisa e Extensão. Estas três áreas são necessárias na execução dos grupos PET e a discussão girou em torno da definição dada a estas pelos grupos PETs e pelas instituições de ensino.
Para além a ida ao XVII SulPET propiciou grande valor cultual, pois o dissente em questão esteve em contato com diversos equipamentos culturais e pessoas de diversas áreas acadêmicas podendo enriquecer sua bagagem cultural e social.

Foto 1: Mesa de abertura.
Foto 2: GTs de trabalho. Créditos Org. do Evento.
Foto 3: Assembleia Geral.